20 de julho de 2015

94% Das Pessoas Erra Este Cálculo. Será Que Consegues Acertar?

És bom em matemática? Ela costuma ser a matéria mais odiada por um grande número de pessoas, por outro lado, há quem se dê super bem com os cálculos que ela envolve 


Mesmo que sejas ou tenhas sido o melhor aluno da disciplina de matemática na escola, a hipótese de errares uma certa conta é muito grande.
De acordo com especialistas, cerca de 94% das pessoas que tentaram respondê-la erraram. Isto acontece porque, as pessoas que erram acreditam que ela é muito simples, no entanto pode não ser tão simples assim.

Acreditas que consegues acertar na resposta?

Então, responde: Qual é o resultado de 7 + 7 ÷ 7 + 7 x 7 – 7 ?

As opções de resposta são: a) 00   b) 08   c) 50   d) 56


A maioria das pessoas responde a letra “a” ou a letra “d”. Se respondeste alguma destas opções erraste! Quem escolhe 56 como resultado costuma fazer a conta da esquerda para a direita, mas sem respeitar as ordens das operações de matemática.

Ou seja, 7+7 = 14, 14÷7 = 2, 2+7 = 9, 9×7 = 63, e, finalmente, 63-7= 56. Logo a resposta correta seria a alternativa “d”, certo? Errado.

Já a pessoa que acredita que a resposta é zero faz a conta usando a mesma lógica, mas quando chega no final subtrai 7 por 7 isoladamente e encontra zero, assim pensa que  o número encontrado até a última operação multiplicado por zero só pode ser zero. Errado também.

Então, qual é a resposta correta? A resposta correta é a que quase ninguém supõe que seja, a letra “c”. A razão para isso é que existe uma hierarquia na hora de resolver o cálculo. Primeiramente é preciso fazer as operações de divisão, depois as de multiplicação, soma e por último a subtração.

Assim, para resolver correctamente o cálculo, é preciso seguir o seguinte raciocínio: 

7÷7 = 1, 7×7 = 49. Resolvendo as operações de divisão e multiplicação a conta ficaria: 7 + 1 + 49 – 7. O resultado disso é 50.

Achaste difícil? Na próxima vez que tiveres que responder a um cálculo parecido, basta lembrar das dicas.

Se achaste este artigo interessante, compartilha com os teus amigos nas redes sociais e ajuda-nos a divulgá-lo e a crescer. Obrigada!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

AdSense